Data: 05-05-2015

De: João Pinheiro

Assunto: 6 de Maio de 1974

Uma aeronave da FAP, DC3, 6175, sai de Montepuez com destino a Nampula. Cinco tripulantes levam oito passageiros: sete adidos militares estrangeiros acreditados em Portugal e um alferes do Exército português que os acompanha. Voamos alto, para fugir às anti-aéreas; o tempo está mau. De repente um som violentíssimo "abana" todo aquele universo de som redondo e calma aparente: tudo muda, o avião treme por todo o lado; inclina-se violentamente como se cair fosse querer dele... aos comandos, um PILOTO! A asa direita está com vários buracos, um buracão na base do motor (aberto pelo Sam7) com chapas a abanar, chamas irrompem... "may day, may day, may day!" São momentos intermináveis... de repente estamos no chão: Nancatari. militares do nosso exército aproximam-se... mal refeito da "aventura", chorando na "ressaca", choro de alegria porque oiço a aproximação da "salvação" que chega com o inconfundível som dos All III, sempre prontos e sempre nossos! Já lá vão 41 anos! Obrigado a todos, camaradas! Zé Assunção, meu Amigo, nunca te agradeci o suficiente: que Nossa Senhora do Ar te guarde e me permita um dia agradecer-te a tua competência, profissionalismo, Amizade e tudo o que me ensinaste como Homem, do Ar e de Terra!!!

Novo comentário